Jornal do Brasil – Theatro Municipal do Rio comenta manifestações contra sua gestão

Jornal do Brasil – Cultura – 26/10
Theatro Municipal do Rio comenta manifestações contra sua gestão
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro encaminhou ao Jornal do Brasil comentários sobre a matéria publicada pelo veículo na última quinta-feira (24/10), intitulada «Artistas do Theatro Municipal fazem manifestação na Cinelândia». Os assuntos tratados na reportagem foram esclarecidos pela direção do teatro nos tópicos abaixo.

>> Artistas do Theatro Municipal fazem manifestação na Cinelândia

Substituição da temporada pela exibição de filmes

A Fundação Theatro Municipal tem realizado nos últimos anos uma programação de excelência e de grande popularidade. Neste ano já encenou duas óperas (Aida, de Verdi; e A Valquíria, de Wagner) e já iniciou os ensaios da ópera Billy Budd, celebrando o centenário do compositor Benjamin Britten, que estreará em 17 de novembro. O Theatro Municipal tem montado com seus Corpos Estáveis, nos últimos 15 anos, uma média de três óperas por ano. Com relação à série de concertos Música & Imagem, com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal executando ao vivo as trilhas sonoras de CLÁSSICOS do cinema, não estão absolutamente substituindo nada. Elas são uma opção de programação de vários teatros e orquestras nacionais e internacionais como a OPES e a OSB, além do Teatro Colón que exibiu Metropolis no dia 23 de outubro, e da Filarmônica de Berlim, que tem uma série chamada Music Moving Images.

Em 2013 foram realizados três destes concertos Os Nibelungos, de Fritz Lang; O Ecouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein; e Nosferatu, de F.W.Murnau. Desde que foi criada em 2008, com o objetivo de ampliar o público de ópera, ballet e frequentador do Theatro Municipal, a Série Música & Imagem já trouxe ao Theatro um público superior a 38.000 pessoas. Este tipo de programa é oferecido por importantes instituições culturais no mundo, como o Teatro Colón, na Argentina, as Orquestras da Rádio de Berlim, da Rádio de Vienna e a do Concertgebouw de Amsterdam, entre outras, sendo um grande sucesso de bilheteria.

Espetáculos para escolas públicas e Domingo a Um Real

O projeto Domingo no Municipal, que trouxe mais de 100.000 pessoas ao Theatro Municipal nos últimos seis anos, com ingressos a R$ 1,00 para assistir a espetáculos dos corpos estáveis do TM, nunca deixou de ser realizado. Confira os números: 2007 (15.711), 2008 (16.663), 2009 (Theatro fechado para restauração), 2010 (29.039), 2011 (17.132), 2012 (11.132 – número reduzido devido ao fechamento parcial do TM, motivado pelo desabamento dos edifícios vizinhos) e 2013 (17.109 – até o mês de outubro). Os Corpos Artísticos do TM têm participado pouco deste projeto em função do planejamento de ensaios dos espetáculos da temporada.

Além dos espetáculos com ingressos simbólicos de R$ 1,00, os alunos e professores de escolas públicas têm sido recebidos nas apresentações da temporada dos espetáculos produzidos pelo Theatro Municipal com entrada franca, no projeto Hoje é Dia de Theatro, que, somente neste ano, forneceu ingressos grátis para mais de 7.000 professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino e universitários, além de academias e escolas de dança e música. Todos assistiram gratuitamente Gala Royal Opera House, Os Nibelungos, Aída, O Lago dos Cisnes, O Encouraçado Potemkin, A Valquíria, Carmina Burana e Nosferatu.

Atendimento às reivindicações dos corpos artísticos e funcionários técnicos

A Fundação Theatro Municipal teve a alegria de conseguir, em maio de 2013, a autorização para realizar os Concursos Públicos para o Corpo Coral, Corpo de Baile e Orquestra Sinfônica, depois de mais de 10 anos. Agora aguardamos a aprovação do concurso para técnicos e administrativos, que já foi defendida dentro da Secretaria de Planejamento e Gestão. Outro motivo de satisfação foi o de conquistar o aumento de 22% dos salários dos artistas e técnicos, depois de 11 anos.

Ainda no plano de Gestão feito para o TM, estão ações que beneficiam direta e indiretamente os seus artistas e funcionários. A primeira delas começou no centenário da instituição, com o Restauro do Prédio Histórico. Outro passo importante para aperfeiçoar as condições de trabalho é a construção da Fábrica de Espetáculos, parque temático do Clássico que reunirá a Central Técnica de Produções, o acervo histórico come peças em exposição e uma escola técnica. A Fábrica de Espetáculos estará em funcionamento no segundo semestre de 2014.

ÓPERAS MONTADAS NO THEATRO MUNICIPAL DE 1998 a 2013

Don Carlo – Verdi; Salomé – R. Strauss (em 1998)

Così fan tutte – Mozart; Nabucco – Verdi (em 1999)

Rigoletto -Verdi;  IL Guarany – Carlos Gomes; Candide – Bernstein; Carmen – Bizet; O Morcego – Johann Strauss F° (em 2000)

Simon Boccanegra – Verdi; La Sonnambula – Bellini; La Traviata – Verdi; Candide – Bernstein (em 2001)

Turandot – Puccini; Madama Butterfly – Puccini (em 2002)

Tosca – Puccini; Tristão e Isolda – Wagner; Rigoletto – Verdi (em 2003)

A Flauta Mágica – Mozart; Baile de Máscaras – Verdi; O Elixir do Amor – Donizetti (em 2004)

Macbeth – Verdi; Os Pescadores de Pérolas – Bizet (em 2005)

Idomeneo, Rè di Creta – Mozart; I Capuleti ed I Montecchi – Bellini; A Flauta Mágica – Mozart; O Cientista – S.Barbato (em 2006)

As Bodas de Fígaro – Mozart; Carmen – Bizet; L’Orfeo – Monteverdi (em 2007)

Fidelio – Beethoven; O Voo de Lindenbergh & Os 7 Pecados Capitais – K.Weill; La Boheme – Puccini (em 2008)

Theatro Municipal ficou fechado para reformas no ano de 2009

Il Trovatore – Verdi; Romeu e Julieta – Gounod (em 2010)

Lucia di Lammermoor – Donizetti; Nabucco – Verdi; Tosca – Puccini; O Castelo de Barba-Azul – Bartok (em 2011)

Rigoletto – Verdi; A Viúva Alegre – Lehar (em 2012)

Aida – Verdi; A Valquíria – Wagner; Billy Budd – Britten (em 2013)

Jornal do Brasil – Cultura – Theatro Municipal do Rio comenta manifestações contra sua gestão

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s